segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Copacabana terá Internet gratuita a céu aberto

A partir de 2008, um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil, a orla de Copacabana, terá Internet banda larga sem fio a céu aberto. A implantação da tecnologia Wi-Fi permitirá que, a partir de maio, turistas, moradores e quem passar pelos pontos com um computador possa navegar pela Internet - e gratuitamente.

De acordo com a secretaria de Ciência e Tecnologia, o fornecimento da Internet sem fio vai cobrir, inicialmente, toda a Avenida Atlântica, e poderá alcançar também a avenida Nossa Senhora de Copacabana. Nesta quarta-feira, às 10h, o governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso farão o lançamento do projeto, que está a cargo de pesquisadores da UFRJ, num palco montado na areia da praia, em frente ao hotel Copacabana Palace.

Logo após Copacabana, será a vez da Baixada Fluminense receber a tecnologia, num investimento de mais de R$ 4 milhões - todos os municípios serão atendidos. Em seguida, outras praias - como Ipanema e Leblon - terão a tecnologia. De acordo com o secretário Cardoso, todo o Estado deverá ter acesso à tecnologia Wi-Fi em aproximadamente 18 meses. O investimento total será de mais de R$ 40 milhões.

“A implantação dessa tecnologia de ponta vai trazer benefícios para várias áreas, como turismo, segurança, ensino e comércio. Será possível, por exemplo, para um pequeno comerciante da Baixada comprar e vender seus produtos pela rede, diminuindo, dessa forma, seus custos em até 20%”, destaca o secretário.

Nenhum comentário: